Galeria

teste erico galeria4 200

 

Erico Verissimo (Tibicuera)
O escritor Cruz-Altense é o protagonista de nossa história e é visto aqui em dois momentos distintos de sua vida.
 

 

 

dona bega galeria

 

Abegahy Lopes Verissimo (Dona Bega)
Mãe de Erico. Mulher forte e trabalhadora, diz-se que teria inspirado diversas personagens femininas na obra do escritor.

 

 

 
galeria ameixeira

Ameixeira-do-Japão
A árvore ficava no pátio comum entre a casa de Erico e a farmácia de seu pai. Ela permanece viva onde hoje se encontra o Museu Erico Verissimo. Erico gostava tanto da sombra da ameixeira que lhe dedicou um capítulo em sua autobiografia “Solo de Clarineta”.
“Com tudo isso reviverá também o menino que amava a árvore e procurava sua companhia nos momentos em que necessitava de solidão para arquitetar suas ficções, viver seu mundo do “faz de conta”.

 

 

 

galeria pitoco

 

Pitoco
Único animal de estimação que Erico teve em sua vida. Cruza de Fox Terrier com vira-lata. Recebeu este nome devido ao rabo curto.

 

 

 

galeria sobrado

 

Sobrado dos Verissimos
Construído por Franklin Verissimo “O Pai dos Pobres”, em meados do século XIX. Serviu de primeiro hospital (improvisado), e algumas salas eram cedidas para aulas de piano e escola de primeiras letras.

 

 

 

galeria enio

 

Ênio
Irmão de Erico Verissimo. Dois anos mais jovem, porém mais alto e forte, era tido como menino “brabo”, impetuoso, extrovertido e aventureiro.

 

 

 

galeria Laurinda

 

Laurinda
Cozinheira do Sobrado dos Verissimos. Acabou servindo de inspiração para o personagem homônimo na obra “O Tempo e O Vento”.

 

 

 

galeria Etelvina

 

Etelvina
Figura popular das ruas de Cruz Alta nas primeiras décadas do século passado. Dizia-se criada no seio de uma das famílias fundadoras da cidade de Cruz Alta.

 

 

 

galeria Josino

 

Josino dos Santos Lima
Um dos maiores intelectuais que a cidade de Cruz Alta conheceu. Foi escritor, inventor, professor, historiador, jornalista, poliglota, físico, matemático, astrônomo, farmacêutico, músico multi-instrumentista e compositor. Serviu de inspiração para o personagem Leocádio Santarém, de Música ao Longe.

 

 

galeria Sebastiao

 

Sebastião Verissimo
Pai do escritor Erico Verissimo e uma das figuras mais admiradas e respeitadas da cidade. Serviu de inspiração para a composição de personagens como o Capitão Rodrigo Cambará e o Dr. Rodrigo Terra-Cambará de “O Tempo e O Vento”.

Deixe um comentário